Rádio Blast

domingo, 29 de dezembro de 2013

Guia de Compra de Figures (Brasil)

ATUALIZADO (03/01/2012): Atualizações nos textos sobre Hobby Search, Otacute, CD Japan, AmiAmi e Hobby Link Japan. Procure pela marca de "Atualizado" com os mesmos dizeres e cor da que está no início deste parágrafo.

O Figures Plus sempre procura trazer, dentro dos posts sobre Pré-lançamentos, Lançamentos e similares, algumas opções de "onde comprar". Apesar do preço ser uma referência bem boa (e contando que os sites que eu dou como referência são sites que eu uso e, portanto, são confiáveis, embora não exista nada 100% livre de erros), há ainda outros fatores que devem ser considerados na hora de comprar uma figure (ou algum outro item) desses sites, já que itens taxados na nossa alfândega, pagarão 60% de imposto de importação mais ICMS mais qualquer outro "i" que eles resolvam incorporar... 

Tendo isso em vista, este post foi idealizado (e agora concretizado) com o intento de dar umas rápidas analisadas e fazer algumas comparações entre os sites indicados no blog e os métodos de frete que eles usam. Primeiramente comecemos vendo os sites internacionais, que demandam que você tenha ou um cartão internacional ou uma conta no Paypal com fundos (e se você tem um cartão internacional, eu recomendo criar uma conta Paypal e associar seu cartão a ela para não ter que ficar enviando o número do cartão várias vezes pela internet). Depois da comparação direta entre os sites, veja a parte "Frete e Imposto" para comentários sobre cada tipo de frete e como eles podem modificar sua chance de ser taxado.

Esse post é um grande bloco de texto, talvez um pouco chato de se ler, mas creio que de grande ajuda para quem quer começar a colecionar figures. Peço desculpas pelo tamanho do post e espero que ele lhe seja útil. Qualquer dúvida pode ser deixada via comentários. Se possível (se eu souber), será respondida.




Sites internacionais:

1- Hobby Search (http://www.1999.co.jp/eng/)

O Hobby Search foi o primeiro "site de figures" que eu conheci. Além de figures, o site vende modelos e miniaturas militares, de carros, de trens... além de revistas, "Anime Toys" (canecas, chaveiros, camisas, toalhas, capas para almofada, dakimakuras e mais uma penca de outros itens) e mais uma coisinhas.

No quesito preço, o Hobby Search (dentre os 06 que eu costumo indicar) costuma ter algo entre o 2ª e o 3ª melhor preço (em algumas ocasiões ele pode até ser o mais barato). Aceita pagamento via  Paypal ou Alertpay (alguns itens classificados como "adultos" não podem ser comprados via PayPal). ATUALIZADO (03/01/2012): Segundo a página de FAQ deles, o Hobby Search voltou a aceitar pagamento feitos diretamente via cartão de crédito (internacional).

Para quem quiser ficar antenado, o Hobby Search envia (se você assim desejar) "News Flash" (diários) ou um "Newsletter" (semanal) para o e-mail que você cadastrar lá.

O Hobby Search trabalha com frete via SAL (Surface Air Lift) Small Packet não-registradoEMS (Express Mail Service). Pacotes que não se enquadrarem na regra do SAL serão enviados (e a diferença de preço cobrada de você) automaticamente via EMS. 

Pedidos podem ser recombinados (itens pedidos em momentos diferentes podem ser enviados juntos, por exemplo) ou cancelados, desde que respeitadas as regras deles em cada caso.

O Hobby Search tem uma seção permanente de "barganhas" (leia-se: itens encalhados... nem sempre necessariamente ruins, mas...). O endereço? http://www.1999.co.jp/eng/list/360/0/1. Além disso, regularmente alguns itens são vendidos com desconto e o site recompensa cada compra do usuário com uma certa quantidade de "pontos" (a quantia de pontos ganhos é um determinado percentual do total em Ienes da sua compra - sem contar o frete) que, no momento do próximo checkout podem ser convertidos em desconto para o usuário (1 ponto = 1 Ien de desconto).

Avaliação FP: O Hobby Search costuma ser minha 3ª opção quando eu procuro uma figure para comprar. Tem preço bom, mas como o SAL é "unregistered", não se recebe número de rastreio (não se pode acompanhar a movimentação do pacote) e caso haja extravio... azar o do comprador. EMS é fora de cogitação (para mim), exceto RARAS exceções.

2- Play-Asia (http://www.play-asia.com)

Esse site eu já conhecia antes de começar a colecionar figures. Mas só descobri que ele também vendia figures depois. O Play-Asia vende livros, eletrônicos, jogos, filmes (DVD's, BD's), músicas (CD's), "Toys" (seção dentro da qual eles incluíram figures)...

O Play-Asia no quesito "preço" peca bastante. Muitas vezes ele "disputa" a posição de preço mais caro dentre as minhas indicações. No entanto, às vezes ele consegue edições limitadas/exclusivas (como foi o caso da minha Nendoroid Hatsune Miku Snow Edition) e possibilita a compra de tais itens... mais caros que o normal, mas ainda mais baratos que em sites de leilão (onde os preços desse tipo de item são mais que extorsivos).

O Play-Asia trabalha com diversões tipos de frete, incluindo AirmailEMS e "fretes tipo Courier" (como UPS ou FedEx). Todas essas opções retornam um número de rastreio.

O Play-Asia não manda boletins via-email, mas tem um sistema de avisos (também via e-mail) que lhe permite monitorar uma seção, lançamentos de uma empresa ou atualizações (mudança de disponibilidade, mais fotos, queda de preço...) de um item em particular. É o que ele chama de "Personal Agent".

Quaisquer pedidos que ainda não tenham sido processados (como pré-vendas aguardando o lançamento, por exemplo) podem ser cancelados a qualquer momento por dentro do site. O suporte do site funciona razoavelmente bem e se você quiser fazer algo que não esteja nas opções do seu Menu, é possível perguntar ao suporte se eles podem fazer.

O Play-Asia também mantem uma seção de promoções (http://www.play-asia.com/paOS-00-71-73-49-en.html) e recompensa cada compra do usuário com um código vale-desconto (vem impresso num papel enviado junto com sua mercadoria) que, dentro da validade determinada no papel, vale 5 dólares de desconto na sua próxima compra acima de 50 dólares (não considerando o frete para esse limite, tem que ser 50 dólares em mercadorias).

Avaliação FP: O Play-Asia, para figures, costuma ser uma das minhas últimas opções. Os preços são altos e os fretes não são exatamente favoráveis para nós, brasileiros. Mas, como eles demoram um tempo a mais para cadastrar novos produtos (ao menos no caso de figures), você pode acabar conseguindo fazer uma reserva ou compra aqui quando em outros lugares o item estará esgotado.


Foi uma das minhas maiores descobertas no início da minha "carreira" de colecionador e durante um bom tempo foi minha maior fonte de figures. O site vende, basicamente, figures, itens relacionados com anime (canecas, camisas. etc.) e modelos/miniaturas (Veículos, Mechas...).

O site quase sempre tem o 2º melhor preço (às vezes 3º), dentre os listados no Figures Plus e não é raro eu recorrer ao Otacute quando eu esqueço de fazer uma reserva e ela encerra/esgota na minha 1ª opção. Após o lançamento da figure, ela costuma perder o desconto (subir de preço), então vale mais a pena fazer reservas do que comprar itens já lançados no Otacute. 

Outro ponto forte do Otacute é a diversidade de fretes oferecidos: SAL Small Packet (com ou sem registro), SAL Parcel, EMS e FedEx.

A comunicação do Otacute com os cliente é restrita aos e-mails de confirmação/procedimentos de compra e ao suporte (suporte muito bom, por sinal, ao menos na vez em que precisei acionar). ATUALIZADO (03/01/2012): O Otacute passou a enviar mensalmente um Newsletter. O primeiro número foi enviado dia 21/12/2011.

O Otacute diz que as compras/reservas feitas são definitivas (não podem ser canceladas), mas em situações de exceção quase sempre dá pra desenrolar com o suporte desses sites...

Há também a seção de promoções do site: (http://www.otacute.com/index.php?main_page=specials) onde às vezes pintam uns itens de qualidade boa, mas que o fabricante tinha exagerado no preço e acabou encalhando (além dos habituais itens encalhados por falta geral de interesse por parte do público). Não há um sistema de recompensas aos compradores por parte do site, mas é comum que seja enviado algum brinde (chaveiros, cards ou outra miudeza) junto com a mercadoria, mas nas minhas duas últimas compras nesse site só vieram folhetos...

Outra coisa digna de nota (duas, na verdade): o site às vezes parece "não-terminado" como se alguém tivesse pego um template e não tivesse mudado algumas mensagens-padrão ("insira aqui o texto de 'compra efetuada com sucesso' "). Isso pode causar uma má-impressão e até deixar temerosos usuários novos, mas em todos esses meses (mais de um ano) que eu compro lá, nunca tive problemas. Outro ponto esquisito do site é o sistema de busca que às vezes lista itens em Backorder ou antigos antes de itens mais novos em fase de reserva ou disponíveis para venda. Isso às vezes dificulta um pouco ao comprador localizar o item desejado (especialmente se o item for sobre alguma série ou personagem muito popular).

No Otacute também se acha algumas figures com tiragem "limitada" ou "exclusiva". Vale a pena ficar de olho.

Avaliação FP: Como minha 2ª principal fonte de figures, acho que não tem como minha avaliação deixar de ser positiva. Uma das coisa interessantes (para nós, brasileiros, ao menos) é que o Otacute quebra um pouquinho o protocolo das embalagens. Ela não usa, necessariamente, caixas nos tamanhos padrões dos correios japoneses, muitas vezes reaproveitando caixas de outras coisas para embalar nossos pedidos. Qual a vantagem nisso? Eles acomodam figures de proporções fora do comum (das caixa-padrão) em caixas mais "justas" e acabam conseguindo encaixar figures maiorezinhas em embalagens que não estouram o limite do SAL Small Packet (e nessa você ganha duas vezes, como você lerá mais abaixo).
ATUALIZADO (03/01/2012): O primeiro número do Newsletter trouxe uma notícia que pode ser boa e ruim ao mesmo tempo: eles mudaram a empresa responsável por empacotar as encomendas e agora estão usando um tipo de caixa mais resistente, além de terem mudado o "protocolo" de "como embalar as encomendas". A parte boa é meio óbvia: caixas mais resistente e conteúdo melhor embalado significam mais chances de sua encomenda chegar intacta à sua casa. O potencial de ser ruim é que isso pode significar o fim dos "jeitinhos" que por vezes me pouparam uma boa grana ao fazer algumas figure maiorezinhas caberem nos limites do SAL Small Packet.



O CD Japan costuma costuma "competir" entre os piores preços dentre as minhas indicações (bom, na parte de figures ao menos). O que ele tem de bom então? Uma infinidade de itens. São figures, tralhas diversas (canecas, camisas, copos, isqueiros -eu disse ISQUEIROS, dakimakuras e tudo o mais... MUITO mais), roupas (incluindo itens para cosplay), CD's de música e tralhas sobre "ídolos" Jpop, livros, revistas, mangás... é muita tralha. Se você não achou um item em outro site, vale a pena caçar aqui. 

Além do preço não muito atrativo, outra coisa chata é que a esmagadora maioria das figures é "Preorder only". Você tem até uma data estipulada por eles para fazer a reserva (ou até que eles vendam uma certa quantidade); depois disso, já era.

O CD Japan apresenta uma grande variedade de fretes: SAL (não registrado), Airmal, Registered Airmail, EMS e FedEx.
UPDATE (30/11/2012): Desde o final de Outubro (de 2011), o CD Japan passou a utilizar também SAL Registered e SAL Parcel como fretes, o que torna esse site o mais completo em termos de opções de frete dentre os sugeridos aqui no Figures Plus. Segundo consta no Help do próprio site, SAL Parcel será oferecido apenas para produtos que não se enquadrem na regra do SAL "Small Packet" (o que na verdade é bom, já que o Parcel é mais caro que o Small Packet e demora a mesma quantidade de tempo, não fazendo nenhum sentido você pegar uma encomenda que possa ser enviada por SAL Small Packet e enviar via SAL Parcel... exceto que você queira jogar seu dinheiro fora... se esse for o caso, doe-o para mim).

O CD Japan possui boletins diversos que ele envia por e-mail (figure e itens de animes, DVD's e BD's de animes, roupas e acessórios, etc.), então você pode se manter a par das novidades do site com facilidade.

O usuário pode se beneficiar do programa de recompensas do comprador regular. Cada vez que se compra lá, você ganhar uma certa porcentagem do valor da compra na forma de pontos que são usados para se ganhar desconto em outra compra feita no site. Há mais formas de se ganhar pontos e mais detalhes podem ser vistos aqui: http://www.cdjapan.co.jp/offers/rewards.html

O CD Japan costumava mandar e-mails sobre promoções "limpa-estoque", mas faz um bom tempo que não os recebo (ou ao menos não reconheci como sendo um) e nunca avistei uma seção permanente desse tipo no site...

ATUALIZADO (03/01/2012): Um serviço que me passou despercebido durante muito tempo e que é (mais ou menos) interessante é um serviço de "compra via proxy" que o CD Japan oferece. Achou um produto num site japonês que não envia pra fora do Japão? Preencha um formulário no CD Japan (que incluirá o link para o produto no site que você viu) e o CD Japan vai comprar para você e depois te enviar. Para esse serviço o CD Japan só aceita EMS como método de envio (deles para você, não do site JP para eles). Nesse caso, o total devido ao CD Japan será: Preço do Produto + frete interno no Japão (entre o site com o produto e o CD Japan) + EMS do CD Japan para você + taxa de serviço do CD Japan (a taxa, dependendo do preço do produto, será de 1.500 Ienes, 2.000 Ienes ou 20% do custo do produto). O CD Japan não aceita cancelamentos e nem devolve pagamentos feitos para produtos comprados usando esse tipo de serviço. Mais informações sobre o serviço e o link para o formulário aqui: http://www.cdjapan.co.jp/request/shopping.html
Por que eu disse que o serviço é "mais ou menos" interessante? Porque no momento eu estou testando outro serviço que aceita frete via SAL registrado e cuja taxa de serviço não é muito diferente da do CD Japan. Mas só pelo frete já vale (leia mais sobre fretes mais abaixo, aqui mesmo nesse post). Se tudo correr bem, falarei mais sobre o site no futuro.

Avaliação FP: Como site fonte de figures, esse site talvez seja o pior de todos os 06 indicados no blog. Mas como fonte das demais tralhas que colecionador (e fã de anime/mangá/game) costuma gostar, ele é uma opção boa, até pela variedade de itens e de fretes.






A verdadeira "mina de ouro" dos colecionadores de figures virou minha maior fonte delas tão logo abriu sua página em inglês e passou a aceitar normalmente encomendas de clientes fora do Japão. A AmiAmi vende, além de figures, modelos em escala (veículos militares, carros...), DVD's, BD's, jogos eletrônicos, cards, ferramentes para hobbies (coisas como estiletes, brocas, colas especiais, etc.) além das quinquilharias diversas (canecas, camisas,dakimakuras, plushies...). 

Mas é na parte de figures que ela se destaca, pois praticamente todas as figures têm desconto em relação ao preço sugerido pelo fabricantes e a maioria dos descontos é razoavelmente generosa (entre 15% e 22%) e isso faz com que este site tenha, quase sempre, o melhor preço para figures dentre os sugeridos aqui no blog.

A AmiAmi conta com uma boa diversidade de fretes: SAL Small Packet (não registrado ou registrado), SAL Parcel e EMS.

A AmiAmi permite que você combine ou recombine pacotes desde que ou todos os itens estejam disponíveis no estoque ou todos estejam em pré-venda e tenham previsão de lançamento para o mesmo mês. Caso uma pré-venda atrase para o mês seguinte, a AmiAmi automaticamente dividirá seu pedido (separando o item que atrasou dos demais) e lhe informará via e-mail.

Para clientes internacionais (no caso, que residam fora do Japão), a AmiAmi via PayPal e, para quem mora (ou está de passagem) no Japão, o pagamento pode ser feito no momento da entrega do item. 
ATUALIZADO (03/01/2012): A AmiAmi passou a aceitar pagamentos feitos diretamente com cartão de crédito (internacional): Visa, MasterCard, American Express e Dinners Club.

ATUALIZADO (03/01/2012): Recentemente a AmiAmi introduziu um sistema de "AmiAmi points" similar ao do Hobby Search. Você, para cada item comprado, recebe uma certa quantidade de pontos (que não é dito explicitamente como são calculados) e que vão se acumulando na sua conta. Cada ponto acumulado vale o desconto de 1 Yen em alguma compra futura. Ao fazer o checkout, uma das telas terá uma caixa que você marca para usar os pontos (ou deixa quieta para poder acumular mais pontos e ganhar desconto numa outra compra futura).
Uma outra função (aparentemente bem inútil, especialmente se você tem perfil no My Figure Collection) é uma função de Wishlist. A função serve para criar uma lista de produtos desejados (que você marca como tal) e eles, então, passam a ser listados na sua conta... e só. Contando que itens de colecionador costumam desaparecer mais ou menos rápido, a utilidade dessa função é no mínimo limitada... mas pode ser algo útil se você quiser deixar preorders ainda distantes "em vista" na sua conta.

ATUALIZADO (03/01/2012): Ao menos neste momento, há uma seção de promoções na AmiAmi: http://www.amiami.com/top/page/c/sale.html

A AmiAmi, até onde fucei, não manda "Newsletter", mas a comunicação necessária para a se completar as compras e o suporte do site sempre atenderam muito bem.

Avaliação FP: Se existe melhor site (nos quesitos preço e variedade) para compra de figures, este blog desconhece por completo. O único "defeito" da AmiAmi é que ela usa as caixas-padrão. Então algumas figures com poses mais "diferentes", ou bases-cenário (não apenas um disquinho de plástico, mas coisas como uma escadaria, por exemplo) que acarretem uma embalagem fora das dimensões-padrão (das referidas caixas) vai fazer com que a AmiAmi use caixas "um tamanho acima" e, por vezes, fazer você perder a opção de usar SAL Small Packet e ter que usar SAL Parcel ou EMS. Mesmo assim, é, em via de regra, a melhor opção dentre os sites atualmente sugeridos no blog.

6- Hobby Link Japan (http://www.hlj.com/)

Um site curioso... ao menos as compras que eu faço nele quase sempre se devem aos motivos "errados". Com um calendário que segue um padrão um pouco diferentes dos demais sites (especialmente para as datas de lançamento) e preços altos com descontos baixos,  O Hobby Link Japan (referido como HLJ pra encurtar) deveria ser uma das últimas opções de compra... e de fato é. Mas mesmo assim, a quantidade de compras que faço nele é relativamente alta. Por quê? Porque as reservas (e em alguns casos, o estoque) duram mais. Se você, colecionador, custou a descobrir que "aquela figure" estava em fase de pré-vendas ou já tinha sido lançada e ela está esgotada na maioria dos sites, aqui ainda há uma esperança.

O HLJ vende todos os tipos de tralha já citados anteriormente, mas em alguns casos, a diversidade e disponibilidade não será tão grande quanto, digamos, no CD Japan. Para figures, no entanto, ele parece receber todas as que tenha tiragem "padrão". Não há também, até onde eu tenho notado, nenhum tipo de programa de recompensa para os clientes.

Os frete usados pelo HLJ são: SAL (sem registro)AirmailEMS e FedEx.

Como forma de pagamento, são aceitos: Paypal e Cartão de Crédito (Internacional).

O HLJ costuma fazer muitas vendas e promoções especiais (http://www.hlj.com/top/sal), nas quais as figures que estavam meio salgadinhas poderão ser achadas por preços decentes. As vendas do HLJ costumam ter mais itens "interessantes" que a média, já que algumas figures "encalham" lá por estarem caras e não por serem ruins, então as vendas especiais às vezes podem render "tesouros" que são muito difíceis de achar em outros locais. Não espere, no entanto, encontrar muitas figures top nessas vendas...

O site costuma mandar e-mails alertando sobre as promoções.
ATUALIZADO (03/01/2012): Recentemente o HLJ passou a mandar Newsletter regulares com as novidades mais recentes de cada categoria (inclusive a de promoções).

Avaliação FP: O HLJ se salva de receber uma "menção desonrosa" do FP porque há 2 fatores que o redimem: as promoções que permitem você desencavar alguns itens interessantes e o calendário "meio atrasado" dele que combinado com a possibilidade de frete tipo SAL, torna o HLJ preferível ao Play-Asia (que também é meio atrasadinho para figures). Esses dois pontos acabam tornando o site, ao menos no quesito figures, uma espécie de "solução de emergência". 

Existem outros sites, claro, que vendem figures. Talvez melhores, talvez piores que os aqui indicados. Há diversos sites americanos (em geral não mais baratos que esses e que usam sistema de frete, em via de regra, diferente dos sites sugeridos aqui no blog). Na própria Amazon (em especial no Amazon Market Place) há diversas figures e também no Ebay e Yahoo! Auctions (japonês) há muitas figures, inclusive edições antigas e em geral já esgotadas (que geralmente são vendidas BEM acima do preço de lançamento). Vale lembrar que em todo site de leilão há de se ter cuidado com "de quem se compra".

Se você tiver uma sugestão de site internacional para se comprar figures, deixe nos comentários e nos diga o que você gosta neles.


Agora que os sites foram comentados, falemos dos fretes... e de impostos.

Existem algumas modalidades de frete (e cada modalidade tem suas subespécies). Discorrer sobre todas aqui seria impossível, então vamos nos ater a falar das que mais são usadas no sites indicados. Vale lembrar ainda que aqui haverá muitas coisas empíricas, baseadas nas observações que faço nesses anos em que coleciono figures. Portanto, coisas podem mudar no futuro e nada do dito aqui é "regra", mas apenas o "mais habitual".

O frete escolhido costuma influenciar os impostos, ou melhor, a chance de você ser taxado. Normalmente fretes tipo "expresso" (como EMS) ou "courier" (como FedEx e UPS) têm chances bem mais altas (eu diria que acima de 50%) de serem taxados na alfândega. Mau negócio para quem compra. Como vantagem, esses fretes oferecem menor índice de extravios e maior agilidade.

Fretes tipo econômico (como SAL Small Packet) parecem ser inspecionados na alfândega de forma menos rigorosa ou então "por amostragem". Desde que descobri sites que usavam SAL (Small Packet) como opção de frete, nunca tive um pacote desse tipo taxado, mas conheço gente que já (embora continue sendo raro). Esse tipo de frete costuma ter um índice de extravio maior que os fretes expressos ou courier, mas o índice de perdas parece ser baixo, ainda assim. Também são fretes mais lentos, sempre dependendo da "disponibilidade" ("Aquele avião que vai pro Brasil... ainda tem um cantinho nele?").

Fretes tipo SAL Parcel e Air Mail são um mistério para esse que vos digita essas linhas: poucas vezes usei, algumas vezes foram taxados, outras foram liberados, mas a amostragem foi baixa e não cheguei a uma conclusão específica sobre esse tipo de frete. Mas quando não é possível usar frete econômico, costumo apelar para um desses.

Resumindo: pela experiência que tenho, fretes econômicos (para os sites que indico, em especial, o SAL Small Packet) são, muito provavelmente, a melhor pedida. São (em via de regra) mais baratos e te dão alta chance de escapar da taxação da alfândega. Apesar do índice de extravio "maior", tal índice ainda é baixo. Mais baixo ainda será se você optar pela modalidade registrada ("Registered") que alguns sites (como AmiAmi ou Otacute) dão. Nessa modalidade, você paga um pouquinho a mais pelo frete, que passa a ter seguro -até um certo valor- e recebe um número de rastreio (com possibilidades "limitadas", mas ainda funcionais). Como o frete passa a ter seguro, em via de regra, as caixa com opção "Registered" ativada passam a receber um pouco mais de "carinho", chegando mais rápido e com menor chance de extravio. 

Fora o extravio (que, como vimos, não é uma "ameaça" tão séria assim), SAL costuma ser mais lento... o que para nós, de terra brasilis, nada quer dizer. Nossa alfândega costuma levar todo o tempo do mundo pra analisar (ou não) e taxar (ou não) os pacotes que chegam. De que adianta pagar bem mais caro pra encomenda chegar em 2~3 dias úteis no BR se a alfândega pode levar SEMANAS (OK, nem sempre tanto... mas nunca rápido) ou, com mais sorte, MESES pra analisar/taxar (ou liberar) um pacote? Tá certo que nem sempre a alfândega demora isso tudo, mas mesmo assim não compensa a diferença de preço. Raramente a alfândega leva menos de 1 semana pra liberar sua encomenda. Como figures e itens de colecionador não são artigos "indispensáveis para a sobrevivência", costuma valer mais a pena esperar um pouco mais (já que rápido não vai ser mesmo) do que pagar mais pelo frete a ainda aumentar a chance de ser taxado.

A maior desvantagem do SAL Small Packet costuma ser a restrição do próprio: pacotes para serem enviados via SAL Small Packet têm que obedecer às seguinte condições (todas ao mesmo tempo): peso não superior a 2 Kg, a soma das medidas da caixa (comprimento+largura+altura) não pode exceder a 90 cm e a maior das medidas não pode ser maior que 45 cm. Isso faz com que algumas figures "médias" (porque as gigantes não vão se enquadrar mesmo e ponto) fiquem "na casca" e alguns sites não as enviam por SAL. Nesse ponto o Otacute é ótimo: eles cortam, dobram e ajeitam caixas de modo que "se der pra dar um jeitinho" de figure + caixa se encaixarem nas regras, eles farão. Melhor pra gente que deixa de ser multado taxado... 

Lembrando: Quando se é taxado você paga 60% de imposto de importação + ICMS (que varia de estado pra estado e que nem sempre é incluso na taxação). Os impostos são calculados sobre o valor do produto E do frete (embora às vezes o frete seja desconsiderado). Vale lembrar ainda que a origem é uma loja (pessoa jurídica) então toda encomenda está sujeita à "chance" de ser taxada (na prática nem todas são taxadas). Se você comprar algo de uma pessoa física (digamos, via Ebay), você estaria isento de imposto se sua encomenda for de até U$ 50,00. Livros e "outros periódicos impressos" (além de mais umas coisas) também são livres de imposto (independente do valor e de ter sido comprado de pessoa física ou jurídica).


Param que quiser se restringir ao território nacional...

Se você não pode ou não quer comprar as figures em sites estrangeiros, não tema, há esperança para você. Mas já aviso: comprar as figures de "intermediários" (alguém que compra de fora pra você e depois, já daqui do Brasil, te manda a figure) sai mais caro que trazer direto (especialmente se você trouxer de fora e não for taxado). A diferença não torna proibitiva a compra, mas se você tem o gene do colecionador inveterado nas veias, a longo prazo você vai desembolsar uma boa grana a mais...

A primeira opção que eu recomendo é a Katamari Toys (http://www.katamari.com.br/). O dono da loja tem alguma dificuldade em manter o catálogo atualizado no site, mas a grande especialidade da loja é trazer figures sob encomenda, então você não fica preso ao que está listado no catálogo da loja. Entre em contato por e-mail com a loja que você será respondido se há condições de se trazer a figure e quanto fica. Depois é só adicionar o valor do frete (interno: Sedex, PAC, etc.) e receber no conforto da sua casa sem pensar em alfândega, impostos, etc. Assim que comecei a colecionar figures, eu comprei muitas lá e nunca tive problema. A loja, claro, não mexe só com figures, há também games e uma gama de "tralhas colecionáveis".

Outro site nacional que já usei foi a Koneko Shouten (http://www.konekoshouten.com.br/). Foi apenas uma compra que fiz (e tudo correu bem), mas pela andança que fiz no site deu pra notar que eles têm um catálogo bem generoso de figures e outros trecos colecionáveis. Sobre itens que não constam no catálogo deles, a Home Page do site diz: "Não hesite em nos contatar a respeito de outros produtos lançados no Japão.".

Meu conhecimento de sites nacionais, infelizmente, é muito baixo e esses dois são os que eu já usei. Não significa que não haja outros e muito menos que esses outros não sejam bons. Se você conhece e usa algum, pode sugerir via comentários.

Apesar do nome "Guia", este post é mais uma mistura de "review de sites" com umas dicas, então sei que muitas coisas podem ainda gerar dúvidas. Se você tem alguma dúvida, não hesite em deixá-la via comentários. Será respondida tão logo possível.

Crédito: Rafael-san, O Enxugador de Gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário