Rádio Blast

Papercraft para iniciantes

Fazendo Modelos de Papercraft

Papercraft é uma arte de corta, dobrar e colar, sendo possível criar qualquer objeto tridimensional conhecidos como carros, personagens de vídeo games e ate armaduras de cosplays. Quando você vê um objeto feito por papercraft é ate difícil acreditar que foi feio de papel. Esse passatempo é barato, muito agradável e fácil para qualquer um iniciar. Se você gosta de trabalhos manuais e gosta de
seguir linhas para corta o papel, então papercraft pode ser para você. O Pikachu personagem do desenho pokemon cortado e dobrado feito totalmente de papel. Aqui irei colocar todos os recursos necessários para da o ponta pé inicial. Irei falar das ferramentas, técnicas e ate recursos que precise para começar no papercraft fazendo assim seus próprios modelos.

Material

As coisas que você irá precisar são bem simples quem sabe você já as tenha em casa, não irá precisar de materiais exóticos para fazer seus papercrafts. Embora nem todos os materiais que irei citar será obrigatórios, é ate possível fazer um papercraft sem um ou outro, mas não garanto a mesma qualidade.

Estilete - A ferramenta mais importante para o trabalho, obter uma lamina fina e bem afiada é o ideal para cortes com precisão, quando enferrujadas ou não amoladas tem a tendência a amassar e estragar o papercraft, criando imperfeiçoes e deixando seu trabalho feio e mal acabado.

Ferramenta para vincar - Muita gente não sabe o que é vinco então vou da uma mãozinha. "Significado de Vinco s.m. Sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou".

É todo tipo de ferramenta que possa ser passado no papel para marca e facilitar dobrar o mesmo, no caso o papercraft o arquivo tem a nossa disponibilidade marcações ideais onde ocorrerão as dobras, para facilitar você poderá usar uma caneta sem tinta ou um alfinete que acho bem melhor, criando um vinco e facilitando a dobra.





Cola - A cola branca funciona muito bem, mas prefiro colas com pouca água ou utilizadas em madeiras que também colarão papel perfeitamente sem mancha, a dica é usar pouca cola, mas com precisão.






Papel - Você precisar ter papel um pouco mais grosso para criar uma rigidez melhor em suas obras. O recomendado é de 120 gramatura, no meu caso como na minha cidade não tem essa espessura de papel a venda, eu compro o de 60 kg ou 180 gramatura que serve muito bem para peças grandes que faço.

Tem casos que se usa papel couchê, eu nunca utilizei, seria aquele papel de fotografia que para imprimir é recomendado impressoras a laser, esse papel é mais caro.



Base de corte -  Não é obrigatório ter uma, mas vai ser uma mão na roda se a possuir, vai evitar que você destrua a mesa da cozinha de sua mãe, ou aquela mesa do jardim da casa de seu pai. Se você esta começando, recomendo comprar uma pequena mesmo, ela sai em torno de uns 37 reais, são super duráveis.



Impressora Jato de Tinta - A melhor a ser utilizada para imprimir as páginas que serão recortadas. Mas se você tiver laser, não se acanhe pode usar. Você a utilizará para imprimir os projetos que o programa ou pdf lhe fornecer.

Programa Pepakura Viewer-  Programa fundamental para abrir os arquivos que você encontrará no nosso blog, pois ele abre os arquivos em formato *.PDO, tal formato é um arquivo que foi convertido de uma imagem *.obj que foi criado por um programa Blend ou Maya, programas que criam imagens em 3d.

Exemplo de navegação no Viewer

O programa para abrir é o Viewer, já o usado para criar converter um *.obj para *.pdo é o Designer, nele se criar o tamanho das peças, das páginas e as marcações de corte. Alguns *.pdo não tem permissão a alteração no designer, pois o criador, colocou uma senha ou simplesmente não permite ser editado independente de senha ou não.

Clique aqui para baixar versão do Papercraft Designer full

Clique aqui para ser direcionado para o site e baixar Pepakura Viewer.


Observações:

Estiletes

Corta ,Corta, Cortaaa como se não houvesse amanhã ;)

Não se pode fazer um papercraft sem um bom estilete ou tesousa. Sinceramente a melhor forma de corta suas artes seria o estilete ou ferramentas similares, pois tesoura da uma enorme brecha para erros, como corta uma parte da imagem. Já com uma ferramenta de corte você consegui mais precisão, nunca esqueça de trocar o fio quando perceber que esta rasgando o papel indevidamente, rasgando de forma errada alguma área de seu papercraft, te obrigando a reimprimir a página danificada.

Ferramenta para vincar

Meus dedos doem demais de tanto vincar e dobrar.

A pior parte dependendo do papercraft será vincar e dobrar, requer muita paciência e dependendo se vai imprimir com linhas ou sem linhas. Vou explicar melhor.

No programa Pepakuraview que lê o formado de uma imagem de papercraft o .PDO, claro, que se você vai fazer um papercraft mais bonito escolheria sem linhas, mas é ai que mora o perigo.

Você terá de ter um toda a calma do mundo nessa hora para analisar no computador e nas imagens impressas, e por favor não vinque antes de corta, apenas depois, aconselho a usar canetas sem tinta nunca tiver problemas. Tem umas ferramentas especializadas, mas boa parte é gasto de dinheiro desnecessário.

O programa Pepakura traz para você tracejados que explicam se a dobra será para fora ou para dentro ("-.-.-.-.-" para dentro e "-------" para fora) isso ajuda bastante na hora de dobrar, para não precisar ficar olhando sempre para o computador analisando a imagem.

Cola

Eu compro de 500g para cima de cola, a dica ao usar uma cola grande é sempre usar um palito, pode ser de fósforo, você poderá derramar em um papel uma pequena gota da cola e usando gradativamente no seu papercraft.

Não recomendo usar as mãos com cola isso traz grandes chances de manchar seu papercraft, no caso borrar a impressão.

Marca de cola que uso: Cascorez - No centro de Fortaleza- CE custa cerca de R$ 7,50 reais em casas de artesanato, já 1 kg custa uns R$ 13,00 reais

Organização

1º Dica: Agora que conhece o básico do papercraft é interessante entender que a organização de seu trabalho é a alma do negócio. Interessante se tivesse uma pasta ou caixas que pode-se separar as peças por páginas, coloque na caixa já tudo cortado e vincado e por ultimo cole tudo. Isso vai da a impressão que o trabalho será feito mais rapidamente e bem mais organizado.

2º Dica: Compre uma caixa de platico ou ate mesmo use uma de papelão para guarda seus papercrafts enquanto estiver montando, se forem pequenos caixas de sapatos resolvem, mas se forem a cima de 40 cm recomendo aquelas caixas de plásticos que se vende por exemplo na Le biscuit.


Nessa tabela mostra a quantidade de papel que cada modelo poderá ter e a gramatura recomendada.


Bem é isso caso precise de alguma explicação bem mais avançada ou simplesmente matar a curiosidade sobre papercraft aqui tem o site que me ajudou a criar esse tutorial. Link



Outras Dicas:

Conselhos básicos para começar

• Escolha um modelo simples para começar…

• Imprima em uma impressora de qualidade, em bom número de DPI’s, das domésticas recomendo as Epsons e HP séries 35 para cima, desaconselho impressoras tipo Cânon e HP série 600 as impressões ficam um lixo (a menos que se utilize os caríssimos cartuchos fotográficos)…

• Impressões em gráfica expressa também valem desde que o papel utilizado esteja na gramatura correcta e seja sem brilho (por que a cola não pega no papel couchê brilhante, muito utilizado neste tipo de local)…

• Escolha gramaturas medianas entre 120g à 180g para imprimir o seu modelo
.
• Procure trabalhar em um ambiente limpo, claro e organizado.

• Tenha paciência, se errar e tiver reversibilidade, refaça, amasse e recomece tudo de novo no último caso, lembre-se que isto é um divertimento, não uma tortura que só fará aumentar a sua pressão arterial…

• Procure desenvolver as suas próprias técnicas de montagem, às vezes procedimentos diversos chegam a um mesmo resultado ou a um resultado melhor.

• E por último, por ser uma diversão não a transforme em obsessão, você deve governar o hobby e não o contrário.
Nomenclatura  comum no modelismo de papel
Aqui termos em inglês muito comum de vermos nas instruções dos modelos e que são por assim dizer “universais”.

• Tabs ou flaps: São as abas de colagem dos modelos, a junção das peças dependem da colagem destas que são estruturas de união entre os vértices e ângulos das peças.

• Fold Lines: As chamadas linhas de dobra, como o nome diz são por estas linhas que se orientam as dobras que formam as peças, a correcta interpretação destas linhas forma perfeitamente as peças do modelo. Normalmente as linhas que apresentam traçados são de orientação côncava e as que apresentam um traçado e um ponto são de orientação convexa.

• Laminação: E a técnica que forma sólidos pela colagem de diversas lâminas de papel.

Ferramentas

Vamos agora falar das ferramentas básicas deste hobby que é bastante simples e acessíveis.
Estilete: Utilizaremos para cortar peças intricadas do papel sem ter o perigo de deforma-las ou danifica-las, prefira marcas boas. Se quiseres investir um pouco mais o melhor seria adquiri uma faca tipo X Acto que garante na hora do corte uma precisão sem igual.
Tesoura média de ponta: Pau para toda a obra serve para cortar, desbastar peças, o seu uso é meio óbvio…

Tesoura de unhas: Utilizaremos para trabalhos delicados de corte.
Régua de metal: Serve para realizar dobras nas peças ou como escora de qualquer ferramenta de corte (estilete) ou de dobra

Caneta “Morta” uma caneta esferográfica sem tinta ou uma lapiseira velha são excelentes ferramentas para realizar sulcos nas linhas de dobra das peças.

Pinças de filatelia ou electrónica: O uso é óbvio: levar peças onde os dedos não chegam ou unir peças para colagem em locais difíceis dos dedos chegarem…

Cola Branca: Embora seja a principal cola de muitos neste hobby, ela tem a desvantagem de manchar e deformar o papel quando aplicada em demasia.

Cola de Isopor: Uma boa opção para substituir a cola branca, garante boa resistência e não mancha ou deforma o papel, porém demora, para secar.

Cola de Glicerina: A famosa cola bastão tipo Print, usamos esta para colar peças em outros tipos de papel ou para duplicar a gramatura de um determinado tipo de papel, é uma cola que não deforma o papel, mas mancha se aplicado em demasia.

Lápis de Cor: Servem para pintar as famigeradas linhas brancas que são produzidas quando realizamos dobras ou fica uma fresta por causa de uma aba mal colada…
Palitos de dentes ou agulha de costura: Usamos para aplicar cola sem excessos e acidentes…
Verniz Acrílico em spray: Utilizamos para proteger o modelo das intempéries e acção do tempo quando pronto, prefira marcas que tenha filtro UV para evitar o amarelamento e desbotamento das cores e do papel.

Materiais

Obviamente o papel é o nosso principal material, os modelistas de cada país o denominam de um jeito diferente. O que em geral no exterior chamam de “cardboard” é equivalente a nossa tradicional cartolina, o que não serve para regra, já que eles definem o tipo de papel pela gramatura e não pela consistência e cor.

Aliás falando em gramatura ela é a razão peso/espessura do papel, quanto menor a gramatura mais fino é o papel.Existem alternativas diferentes a cartolina, a desvantagem fundamental desta é que precisa ser cortada em formato A-4 e não são todas as impressoras que a aceitam numa boa…

Uma alternativa a cartolina é o papel sulfite em suas diferentes gramaturas extremamente acessíveis e populares, vendidos em formato A-4 as gramaturas mais comuns são as de 75g e 90g, que podem ser eventualmente utilizadas para trabalhos delicados, no entanto as verdadeiramente úteis são as de 120g e 180g que são um pouco mais difíceis de serem obtidas mas substituem perfeitamente a cartolina.

Outros papéis podem ter usos especiais como o papel cartão, bismark e Kraft em gramaturas acima de 240g que podem ser usados para fazer reforços estruturais internos. 

Cartolinas metalizadas nas cores prata e ouro podem ser úteis na feitura de modelos que exijam acabamentos metálicos como modelos de foguetes de SF da década de 50. Outro material comum de lermos nas páginas estrangeiras, é o cardstock, na verdade equivale ao papel cartão e ao Kraft que já citamos o uso e função…

Nenhum comentário:

Postar um comentário